terça-feira, 10 de junho de 2014

Nossa participação na FNILJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil




A Argentina país homenageado pela FNLIJ foi tema do 1º dia de Seminário, com a 1ª mesa composta por representantes da Argentina: Laura Giussani - Associação de Literatura Infantil e Juvenil da Argentina – ALIJA e Susana Allori - Centro de Difusão e Investigação da Literatura Infantil e Juvenil – CEDILIJ (foto abaixo) que discutiu o tema: Mobilizar leitores. Em qual direção? Colóquio sobre a promoção da leitura. Marco conceitual e experiências paradigmáticas. Observamos que desafios existem também em outros países e que o imaginário é algo que cruza fronteiras, quebra as maiores distâncias.





A 2ª mesa teve o tema: Infâncias e construção no campo da LIJ. O caso da Argentina. Tendências Atuais. Colofón: semelhanças e diferenças com o processo brasileiro, com Cecilia Bettolli – Centro de Difusão e Investigação da Literatura Infantil e Juvenil – CEDILIJ; Nora Lía Sormani - Associação de Literatura Infantil e Juvenil da Argentina – ALIJA e Laura Sandroni – Escritora e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil / Conselho Curador da FNLIJ, que em suas considerações salientou a pouca diferença entre a literatura Brasileira e a Argentina, traçou um histórico de acontecimentos ligados ao livro e leitura no Brasil e no mundo.

 Laura Giussani - Associação de Literatura Infantil e Juvenil da Argentina – ALIJA falou sobre os Livros de pequenas editoras com projetos inovadores e seu lugar escola.
Ignacio Scerbo – Centro de Difusão e Investigação da Literatura Infantil e Juvenil – CEDILIJ apresentou Un Garbanzo Peligroso: LIJ e a ditadura na Argentina
María Cristina Ramos – Escritora e candidata ao Prêmio Hans Christian Andersen 2014 falou sobre as Configurações e espaços do poético: sobre a leitura da poesia na infância-adolescência na escola
O Ilustrador como autor. Sua experiência com a arte dos livros.





Logo após ilustrador, Escritor e Editor argentino Istvansch (que vive atualmente em Buenos Aires), falou sobre suas obras e sua experiência com o processo de criação, nos apresentando na prática como pensa e executa seu processo de criação, utilizando papeis de cores vibrantes e tesoura para compor alguns de seus personagens. Ilustrações que se convertem em texto e vice versa. Para a maioria dos presentes foi o ponto alto do 1º dia do Seminário, cativou a todos com seu carisma, foi magnífica sua apresentação!!!.  


 Marisol Misenta a Isol – Ilustradora e vencedora do Prêmio ALMA 2013, falou sobre sua experiência com a arte dos livros, escrevendo e os ilustrando na maioria das vezes. Dona de um estilo próprio, falou também do processo de criação de suas ilustrações, muito interessante!!
 



                                                           Com Ziraldo, mais uma vez....



 Ilustrador Roger Mello (na Foto com Maria do Chocobim)-  O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,roger-mello-e-o-primeiro-ilustrador-brasileiro-a-vencer-premio-andersen,1144559 Por sua obra como ilustrador, foi indicado como ganhador da edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.
As crianças do nosso Polo que lá estiveram se divertiram e aproveitaram cada minuto ao máximo!!!





































O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,roger-mello-e-o-primeiro-ilustrador-brasileiro-a-vencer-premio-andersen,1144559

Nenhum comentário:

Postar um comentário