terça-feira, 10 de junho de 2014

Encontro Regional do Programa Prazer em Ler do IC&A - 2014



De 30/04 a 04/05/14, estivemos participando de mais um encontro Regional do Programa Prazer em Ler no
Hotel Vale Real em Itaipava – Rio de Janeiro. 



Do nosso Pólo de leitura participaram: Shirley, Maria do Carmo, Amanda, David, Dayanne e D. Rosa. dos outros pólos mais cerca de 60 pessoas.



O Instituto C&A realizou, no início de maio, dois encontros regionais dos polos de leitura do programa Prazer em Ler. O primeiro reuniu representantes de organizações sociais situadas nas regiões Sul e Sudeste e aconteceu entre 1º e 4 de maio, em Itaipava (RJ). O segundo foi realizado entre 5 e 9 de maio, em Fortaleza (CE), acolhendo profissionais de instituições das regiões Norte e Nordeste. Cerca de 120 pessoas, entre mediadores de leitura, bibliotecários e gestores de organizações sociais de 18 polos de leitura apoiados pelo Instituto C&A, participaram das formações.  

Os encontros regionais tem como objetivo acompanhar a evolução de cada polo em relação aos quatro eixos da metodologia do programa Prazer em Ler – espaço, acervo, mediação e gestão compartilhada –, bem como aprofundar os conceitos em cada eixo e fornecer orientações para avanços. Foi feita uma escuta coletiva, proporcionando a troca de experiências e de orientações sobre como melhorar em cada ponto do trabalho.
 


A programação do evento também incluiu oficinas sobre catalogação de livros, acervo de qualidade, práticas de mediação da leitura, gestão compartilhada, mobilização de recursos e planos de formação continuada.

A grade foi conduzida pelo grupo de profissionais que apoia o Instituto C&A na implementação do programa Prazer em Ler. O time é formado pelos assessores Camila Leite, Érica Verçosa e José Roberto da Silva e pelas consultoras Ninfa Parreiras, escritora de livros infantis, Cida Fernandez, biblioteconomista e coordenadora programática do Centro de Cultura Luiz Freire, e Liliane Costa Reis, socióloga.




Cada formação contou, ainda, com a presença de um convidado especial para discorrer sobre literatura africana e indígena. Em Itaipava, quem ministrou a palestra foi o escritor Joel Rufino dos Santos, onde tivemos o privilégio de conhecer sua. esposa Tereza e um pouco mais de seu livro, assim como das histórias sobre os livros de Joel. Em Fortaleza foi literatura indigena.





Joel Rufino e esposa
Tereza e Ninfa Parreiras


Outra grande oportunidade foi poder visitar o Centro Cultural no Sitio Boa Liga de Lygia Bojunga em Petrópolis, foi o máximo poder conhecer sua casa, os paióis de histórias, ouvir a mediação de D. Francisca contemplando a bela natureza local.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário