ONG PROFEC

            O PROFEC - Programa de Formação e Educação Comunitária é uma Organização Ecumênica e de Direitos Humanos, fundado em março/1993 no Bairro de Jardim Primavera, Duque de Caxias com atuação na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro e com articulação Nacional, a partir de um grupo de 12 pessoas, a maioria oriundos da Igreja Católica e movimentos populares, que tinham em comum um objetivo.
            Nossos valores são: Ética, credibilidade, respeito às diferenças, fortalecimento profissional e das comunidades atendidas, incentivo à formação comunitária, e a formação de atores e interlocutores para a participação nas políticas públicas.
          Os eixos transversais são: Gênero, Meio ambiente e Ecumenismo. Somos filiados a Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais).         
          Nossa Visão é ampliar as relações com os parceiros locais, bem como os internacionais; Melhorar as relações de parceria com o poder público; Consolidar nosso objetivo principal quanto ao Movimento Ecumênico e de Direitos Humanos; Melhorar a nossa assessoria junto aos grupos e comunidades, disseminando nos mesmos o conceito da busca pela justiça e pela paz.
          As áreas programáticas desenvolvidas são: Juventude, Educação, Ecumenismo.
        Na área da juventude atuamos na promoção de direitos: Educação, cultura, geração de renda, por meio de intercâmbios de jovens e entidades juvenis e na incidência em políticas públicas.
        Na área da Educação atuamos com crianças e adolescentes no Programa LECRIARTE – Leitura e Criação com Arte com o Projeto Polo de leitura; Trabalhamos a formação inicial e continuada dos Educadores; EJA -  Educação de Jovens e Adultos; Na assessoria a outros grupos e/ou comunidades e na Incidência em políticas públicas
      Parceiros atuais: EED – Evangelischer Entwicklungsdienst (Apoio Institucional); MZF – Missionszentrale der Franziskaner (Projeto com a Juventude); MinC - Ministério da Cultura e IC&A de Desenvolvimento Social.